Comunidade comemora o Jubileu de Ouro do Monsenhor Aloysio Irineo Flach

Na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, o Tríduo que iniciou no dia 12 de julho, quinta-feira, refletiu sobre a Vocação dos Ordenados; na sexta-feira, sobre a Vocação dos Consagrados e, no sábado, a Vocação dos Leigos e Famílias. Domingo, dia 15 de julho, a Santa Missa marcou a comemoração do Jubileu de 50 Anos de Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Aloysio Irineo Flach e, também, da Irmã Terezinha e Irmã Teolide, com 50 e 25 anos de vida consagrada, respectivamente. O casal Nestor e Ezete comemorou, também, Bodas de Ouro de Casamento.

Monsenhor Irineo Flach celebrou sua primeira Missa, no dia seguinte à ordenação, em 15 de julho de 1962, em São José do Hortêncio. No próximo dia 12 de agosto, ele retornará para celebrar, novamente, a Missa, na mesma Paróquia. Em 1948, Monsenhor Irineo integrou a primeira turma com 49 internos do Seminário de Bom Princípio, sua cidade natal, onde além dele, mais dois continuaram na missão, Dom Aloísio Sinésio Bohn, Bispo Emérito da Diocese de Sana Cruz do Sul, e Padre Guido Klein, já falecido.

Depois, foram 7 anos em Gravataí e mais 7 anos em Viamão, sendo que, no primeiro ano como Padre, assumiu como Auxiliar em São Vendelino. Era um tempo em que o principal meio de locomoção era o lombo de burro, como recorda o Monsenhor - 'se passavam 3 dias em cada comunidade...'

No segundo ano, assumiu como primeiro Pároco, na Linha Francesa - permanecendo sete anos aí. Neste período, batizou e realizou a primeira comunhão a muitas crianças que, hoje, são sacerdotes, como o Padre Hilário Flach, Padre Carlos, Padre Edson Stein, Padre José Antônio Heinzmann, dentre outros.

Depois, a próxima comunidade em que o Monsenhor atuou foi em Triunfo, onde ficou 16 anos como Pároco - época anterior à implantação do Polo Petroquímico, período em que essa região era isolada.

Seguindo... Santo Antônio da Patrulha, mais 7 anos.

Durante 5 meses, o Monsenhor Aloysio atuou como Reitor do Seminário São José e assumiu a Paróquia Nossa Senhora dos Anjos em 1994.

Neste período, ocorreram muitas transformações na Paróquia - como recorda: a construção do Centro de Pastoral, reforma do Salão Paroquial e, mais recentemente, o início do processo de restauração da Igreja Matriz. Também, é notável o crescimento de pastorais e movimentos como ECC (implantado pelo Monsenhor, há 15 anos), Cursilho, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Social (que atende mais de 100 famílias), Equipe Vocacional, Apostolado da Oração, Pastoral da Juventude, CLJ (com 100 jovens atuantes), ONDA, a presença de jovens engajados no Batismo, Eucaristia e Crisma.

As comemorações e os reflexos desses 50 anos do Monsenhor Aloysio não tem data para cessar... são fatos, relatos que motivam as novas vocações, que firmam as vocações assumidas celebradas na Missa Dominical no dia 15 de julho.

MISSA - IGREJA MATRIZ DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS ANJOS

{filmgallery=images/fotos/120715_missa,800,533,left}

Fotos - Júlio Barbosa dos Santos Júnior

CONFRATERNIZAÇÃO - SALÃO PAROQUIAL

{filmgallery=images/fotos/120715_comemoracao,800,533,left}

Fotos - Júlio Barbosa dos Santos Júnior

MÚSICAS LITÚRGICAS

Veja mais...

ANIMAÇÃO BÍBLICA

Veja mais...

BENFEITORES

United Kingdom gambling bonuses - gbetting.co.uk

Vicariato de Gravataí

Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1490
Caixa Postal 05 - CEP: 94010-200
Bairro Centro - Gravataí - RS
 (51) 3042 1645