Assembleia de Pastoral do Vicariato de Gravataí

O vicariato de Gravataí com novo formato de assembleia pastoral, reuniu-se no dia vinte e cinco de maio com aproximadamente trezentas lideranças das vinte oito paróquias para mais um passo do seu processo de planejamento pastoral participativo. O novo modelo de organização conta com representantes dos seguintes setores de cada paróquia: Animação Bíblica, iniciação cristã, pastoral social, liturgia, família, pastoral vocacional, juventude, pastoral do dízimo, ministério extraordinário da eucaristia, educação e coordenação dos conselhos paroquiais. Além destes setores paroquias também são convidados os representantes de pastorais, serviços, movimentos e congregações religiosas do vicariato.

O primeiro passo do processo abordou a temática do protagonismo na ação evangelizadora. A questão refletida acentuou aspectos do ser sujeito e não mero destinatário na construção da comunhão e participação.

O segundo passo do processo tratou sobre a temática da comunidade: Onde estamos enquanto comunidade de fé? Aspectos positivos e negativos. A terceira questão foi respondida na última assembleia: Tendo presente que a nossa missão como Igreja funda-se na Palavra de Deus, celebra-se na liturgia e vive na caridade, o que desejamos, queremos e sonhamos para nossas comunidades do Vicariato?

Na avaliação constatou-se que estamos crescendo na participação e comunhão entre os diversos setores da evangelização. O objetivo geral destas assembleias é traçar linhas comuns de trabalho para chegar um planejamento pastoral do Vicariato. O próximo encontro está marcado para o dia vinte e quatro de agosto na paróquia São Vicente de Paulo de Cachoeirinha.

Pe. Maurício Jardim
Equipe de metodologia da Assembleia

MÚSICAS LITÚRGICAS

Veja mais...

ANIMAÇÃO BÍBLICA

Veja mais...

BENFEITORES

United Kingdom gambling bonuses - gbetting.co.uk

Vicariato de Gravataí

Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1490
Caixa Postal 05 - CEP: 94010-200
Bairro Centro - Gravataí - RS
 (51) 3042 1645