Formação Litúrgica do Vicariato de Gravataí-30.05.15

Formação Litúrgica do Vicariato de Gravataí no dia 30.05.15

Segue:

Texto "Salmos"

Fotos

Slides da Formação com Pe. Luiz Barros

       

O que significa cantar o salmo na liturgia? Por que essa leitura é tão diferente das outras? Afinal, por que em todos os encontros de liturgia do vicariato se fala nos salmos?
          Os salmos surgiram muito antes de Jesus Cristo ou do Rei Davi, a quem atribuíram-se a maioria dos salmos. Era a forma que o povo hebreu tinha de cantar suas alegrias, tristezas, esperanças e ensinamentos, principalmente durante o cativeiro na Babilônia onde cantavam a saudade de Jerusalém. Por isso é preciso entender o sentimento presente no salmo para melhor canta-lo.
         No sábado de manhã (30 de maio de 2015), as pessoas que participaram do encontro de liturgia tiveram esta experiência. Cada um dos quatro grupos em que a turma foi dividida recebeu um salmo e sua primeira leitura correspondente. O objetivo de cada grupo era criar uma nova melodia para seu salmo e indicar qual seu “tipo”. Entre os vários “tipos” de salmo selecionamos quatro:

- Súplica: salmos que pedem algo a Deus (socorro, piedade, graças, etc...).
- Louvor: salmos que engrandecem o Senhor e contam suas maravilhas.
- Ação de Graças: agradecem a Deus.
- Didáticos: transmitem ensinamentos definindo o que era considerado certo ou errado.

          Todos os grupos conseguiram criar novas melodias, definir qual o “tipo” do salmo e perceber que a primeira leitura complementa o salmo e vice-versa, sendo necessário ler os dois textos para se ter bem claro do que realmente se trata o salmo. Através desta dinâmica todos perceberam a importância de se compreender o salmo para melhor canta-lo ou compor uma melodia, afinal, muitos dos sentimentos expressos em apenas um salmo acompanham o Povo de Deus a mais de dois mil anos.

                                                                                                                             Mariana Soares Zuchetti




MÚSICAS LITÚRGICAS

Veja mais...

ANIMAÇÃO BÍBLICA

Veja mais...

BENFEITORES

United Kingdom gambling bonuses - gbetting.co.uk

Vicariato de Gravataí

Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1490
Caixa Postal 05 - CEP: 94010-200
Bairro Centro - Gravataí - RS
 (51) 3042 1645