Novas perspectivas para a Comissão de Animação Bíblica da vida e da pastoral- Pe. Mauricio Jardim

Novas perspectivas para a Comissão de Animação Bíblica da vida e da pastoral

“Entende-se por animação bíblica de toda pastoral a busca consciente e contínua de ter a Sagrada Escritura como alma da missão evangelizadora da Igreja” (Doc.97,CNBB,n.32). ‘Não pode ser entendida redutivamente, como se fosse simplesmente uma pastoral em outras, ela deve ir além de uma pastoral bíblica especializada’ (cfe.DV,73).

A animação bíblica da vida e da pastoral é uma das cinco urgências da Evangelização na Igreja do Brasil. A escolha do termo urgências não foi sem motivo, trata-se dar prioridade a aspectos que dizem respeito a vida da Igreja local: “De acordo com essas urgências, a Igreja no Brasil se empenha em ser uma Igreja em estado permanente de missão, casa da iniciação à vida cristã, fonte da animação bíblica da vida e da pastoral, comunidade de comunidades, a serviço da vida em todas as suas instâncias”(DGAE,32). Estes são aspectos da pastoral unidos de tal modo, que assumir um deles implica que se assumamos os outros.  Assim, todas urgências merecem destaque e esforços para recepção e implantação em nossas comunidades de fé. 

Em reunião da Comissão Arquidiocesana da Animação Bíblico-Missionária no dia quinze de julho de 2015 foi encaminhado para a coordenação arquidiocesana de pastoral a proposta de nos organizar em duas instâncias (comissão da animação bíblica e comissão da animação missionária), sem deixar é claro de nos ajudar de forma interligada. Assim, desejamos retomar as atividades específicas da Animação Bíblica com seus encontros de formação focados nas Sagradas Escrituras, retiros com vivência do método da Leitura Orante da Bíblia. Estamos à disposição das comunidades, das pastorais, serviços e movimentos para focar na centralidade da Palavra de Deus, permitindo que Ela nos anime e faça arder nossos corações para a missão.

Dentro deste processo de planejamento da ação pastoral, a comissão arquidiocesana de Animação Bíblica foi clareando que seu foco de atuação é favorecer, contribuir e possibilitar que todas as forças vivas da Igreja sejam animadas pela Palavra de Deus.  Assim, podemos ir gestando um projeto arquidiocesano que contemple esta urgência da Pastoral, sem esquecer é claro da sua ligação com as outras urgências. Assim também, pode-se gestar um projeto missionário para arquidiocese, relacionado com as outras quatro urgências. Um exemplo deste processo de recepção e planejamento das cinco urgências é o projeto arquidiocesano de Iniciação à vida Cristã que tem seu foco na renovação da vida paroquial e da catequese. É um projeto que foca uma das urgências pastorais conectado com as outras quatro.

 

Pe. Maurício da Silva Jardim

MÚSICAS LITÚRGICAS

Veja mais...

ANIMAÇÃO BÍBLICA

Veja mais...

BENFEITORES

United Kingdom gambling bonuses - gbetting.co.uk

Vicariato de Gravataí

Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1490
Caixa Postal 05 - CEP: 94010-200
Bairro Centro - Gravataí - RS
 (51) 3042 1645